Dr. Alceu de Lemos

Além da Psiquiatria, Dr Alceu de Lemos é músico, jornalista e apresentador de programas para a televisão e outras mídias.

Apresentou em 2010 o programa TV COM SAÚDE para o canal 5 da Net, Piracicaba TV e rede de emissoras comunitárias do estado de São Paulo. Foram mais de 30 entrevistas.

No período entre 2013 a 2015 trabalhou com o renomado produtor de TV Sidney Shimidt, onde apresentou o programa Saúde Piracicaba para o canal 5 da Net e rede Opinião canal 40 UHF.

Dr Alceu de Lemos é membro da ABP, Associação Brasileira de Psiquiatria. Foi médico perito do governo do Estado de São Paulo e médico da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP).

Trabalhou com os laboratórios Lilly e Wyeth/Pfizer na apresentação e comentários à classe médica sobre novos produtos na psiquiatria.

Como músico, pianista sempre interpretou e divulgou os grandes compositores brasileiros nas apresentações que fez nos congressos médicos no Brasil e exterior. Participou de vários festivais do médico músico da Associação Paulista de Medicina na capital paulista.

Foi assessor do deputado estadual Ary de Camargo Pedroso, onde atendeu inúmeras instituições filantrópicas em especial a ADERE (Associação para o Desenvolvimento e Recuperação dos Excepcionais), instituição padrão de São Paulo, idealizada e presidida pela médica Dra Grimallina Abs Musa.

Foi secretário municipal de saúde em Águas de São Pedro, onde equipou o centro de saúde local transformando-o num mini hospital auxiliado pelo Senac.

Foi médico termalista em Águas de São Pedro por 10 anos, divulgando suas águas com propriedades medicinais em programas de TV. Colaborou na reforma e idealização do Balneário Termal do Grande Hotel Senac, nos moldes europeus, na época dirigido pelo conceituado administrador e homem de vanguarda José Benedito Zani.

Foi convidado pelo laboratório Eli Lilly para participar da apresentação mundial da molécula Olanzapina (Zyprexa) em 1999, na cidade de Miami, Flórida.

Participou no Brasil dos lançamentos dos antipsicóticos Ziprasidona e Aripiprazol, colaborando no layout do Aripiprazol a convite da gerência de marketing.

Recebeu a medalha de mérito cívico cultural e humanitário da Sociedade Beneficente Sírio Libanesa pelo atendimento às instituições filantrópicas.

Recebeu certificado de reconhecimento do Lions Internacional pelo programa de TV e ajuda humanitária em prol das vítimas do tsunami na Indonésia (2004).

Recebeu a comenda Prof. Dr. Armando Octávio Ramos do Centro Internacional de estudos farmacológicos” Prof. Dr. Antonio Carlos Neder” em outubro de 2017 pela atuação como médico filantropo e jornalista científico.

Atualmente como jornalista independente filiado a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), registro profissional nº 77467/SP, membro efetivo da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), participa em programas de rádio e TV.

Atua diariamente em seu consultório, dirigindo uma equipe multidisciplinar na área da saúde.